
É possível emagrecer apenas com reeducação alimentar?
A resposta é bem simples. Geralmente, quem deseja perder peso não que esperar, não tem paciência, e comer adequadamente só promove o emagrecimento de forma gradativa. Ou seja, a perda de peso acontece de forma bem natural.
Então, isso quer dizer que a alimentação saudável promove a perda de peso de forma demorada? Não, mas combinar alimentação saudável com atividade física é a forma mais adequada de perder peso, já que enquanto a comida de verdade atende as necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo, favorecendo a queima de calorias acumuladas em forma de gordura.
É importante ressaltar também que eliminar o sobrepeso gradativamente por meio da reeducação alimentar traz uma vantagem importante:
quem emagrece assim, tem menos chances de sofrer com o efeito sanfona, ou seja, dificilmente voltará a engordar.
Conheça as vantagens de fazer reeducação alimentar:
1) Emagrecer sem passar fome
Se eu te perguntar qual a sua maior dificuldade na hora de perder alguns quilinhos, de certo você responderá que é vencer a fome. Já que emagrecer depende diretamente de ingerir um número menor de calorias diariamente, o caminho é comer menos e, por isso, as dietas são tão restritivas.
Sendo assim, quem opta por fazer reeducação alimentar colhe o benefício de alcançar o peso ideal sem precisar passar fome. Isso é possível pelo fato de consumirmos muito mais alimentos saudáveis que trazem menos calorias e maior saciedade.
Logo, você poderá comer em uma quantidade satisfatória em cada refeição e não sentirá aquela fome fora de hora que acaba atrapalhando todo o processo.
2) Emagrecer com saúde
Adiantaria alguma coisa se você conseguisse uma fórmula milagrosa para eliminar o sobrepeso, mas que colocasse sua saúde em risco? A melhor alternativa é perder peso de forma saudável e você consegue isto através da reeducação alimentar, priorizando a ingestão de alimentos naturais, orgânicos, ricos em nutrientes e evitando industrializados e fast foods; aquelas comidas clássicas que matam a fome momentaneamente, mas que não alimentam de verdade.
3) Não voltar a engordar
Agora que já sabe que a reeducação alimentar te permitirá ficar fininha sem precisar morrer de fome e promovendo melhora da saúde, saiba que que: se você tornar essa nova forma de se alimentar um hábito, dificilmente você voltará a engordar. Alimentar-se de forma adequada é algo que se leva para a vida inteiro, não é preciso interromper o procedimento.
Agende uma consulta para desenvolver um plano alimentar personalizado e que atenda suas necessidades!
Dra. Helaine Thomáz de Lima
Nutricionista